quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Não tenhais medo...vamos caminhar juntos...


Nessa caminhada, os crentes sabem que não estão sós, mas que Deus vai com eles… É essa presença constante e amorosa de Deus que lhes permitirá enfrentar as forças da morte, apostadas em evitar que o mundo novo apareça; é essa força de Deus que permitirá aos discípulos de Jesus vencer o desânimo, a adversidade, o medo.
Deus caminha connosco…apesar de olharmos à volta e vermos tanta coisa mal…somos convidados a ter a certeza de que Deus não nos abandona…a questão que devemos colocar é se nós estamos convictos de que precisamos de caminhar juntos…porque juntos com Deus, enfrentamos todas as dificuldades, temos mais esperança e sem dúvida, fazemos melhor o caminho…


Depois da visita ad limina e de tudo o que se vai dizendo era muito bom pensarmos:

Alguém contava que um pároco andava preocupado pelo esvaziamento que via na igreja. Domingo após domingo, eram cada vez menos as pessoas que participavam na Eucaristia.
Tentou fazer com que as coisas voltassem ao que eram antes, foi ter com os fiéis questionando-os acerca da sua ausência. A resposta era sempre a mesma: "Sabe, Sr. Padre. Eu tenho a minha fé. Posso vivê-la aqui em casa, na tranquilidade do meu lar e não preciso de intermediários para falar com o meu Deus."
Um dia, cansado de ouvir sempre a mesma justificação, convocou os seus paroquianos para uma reunião no salão. Apesar da noite gelada, por respeito ao seu pároco, apareceram todos. Quando estavam finalmente reunidos, o pároco, sem uma palavra, dirigiu-se à lareira que aquecia a sala, pegou num pedaço de madeira que ardia e colocou-a no centro da sala isolando-a das outras. Passados poucos minutos esse pedaço de madeira deixou de arder. O pároco, sem uma palavra, olhou para os seus paroquianos e saiu. Estava tudo dito!

É urgente que eu tenha a coragem de deixar o meu sofá e me faça ao caminho…É importante que eu tenha a certeza de que não posso caminhar sozinho…preciso de caminhar com os outros e com Deus…

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma Igreja Viva ao ritmo de Deus e dos sinais dos tempos de que nos fala o Espirito só é possivel, de facto, se deixarmos o nosso sofá! Mas como pode a Igreja ser sinal não de algo mas de Alguém se vive acorrentada ao sofás do clericalismo, do egoísmo, dos caprichos pessoais, do sincretismo e de uma atitude de defesa em nome da pureza da ortodoxia?
Vamos caminhar juntos!?... Sem medos é claro!
Ass: Tico

simples peregrino disse...

boa tico...