quinta-feira, 15 de novembro de 2007

POR CRISTO, COM CRISTO E EM CRISTO???...


Depois da dita visita ao sucessor de Pedro, depois de muito se dizer que os bispos portugueses levaram um puxão de orelhas, começa a correr muita tinta por aqui e por ali…e muitas serão as vozes que se hão-de ouvir a apontar o dedo, a definir as causas, a trazer ao de cima as culpas, a opinar sobre isto e sobre aquilo…a primeira pergunta que me vai surgindo é uma só: “ Será que tudo o que se diz e dirá, é no intuito de ajudar a melhorar, a transformar ou apenas a deitar abaixo aquilo que parece estar a cair?”
É verdade que é fácil olhar à volta e ver coisas que estão mal, realidades que simplesmente não são realidades e são apenas utopias…é fácil olhar á volta e ver que há uma quebra na vida da Igreja e na vida em Igreja…e claro é muito mais fácil dizer que tudo isto vem de cima. Virá???
Tudo isto pode levar a muitas questões, e também é evidente que se podem arranjar as mais diversas razões ou desculpas, ou até dizer-se que o que se tem feito é pouco ou que foi mal feito. No entanto se olharmos a história vamos descobrir muitas ondas, provavelmente até muitos “tsunamis”, aliás nestes dois mil e tantos anos de história as provas estão registadas.
Tudo isto me parece, um pouco, como as nossas relações, aliás basta pensar, por exemplo no amor de dois jovens…enamorados, apaixonados, um dia resolveram casar porque o seu amor era muito, era tudo; depois do casamento, passados alguns anos, ás vezes parece que o amor esmoreceu, e aquilo que era tudo deixou de ser, para muitos a fidelidade deixou até de ter muito sentido, parece que esmoreceu tudo e o amor foi murchando. Depois ou vem ao de cima o verdadeiro amor ou até o terminar de tudo. Parece que este amor já nasceu com prazo, e é mais fácil desistir do que procurar as verdadeiras razões que o levaram a esmorecer…
Na Igreja, penso que estamos a passar por este esmorecimento, e vamos deixando andar…porquê?
Se olho e vou descobrindo que é preciso remar ainda que seja contra a corrente, é preciso descobrir no fundo o que me leva a esmorecer também…porque é que me deixo ir pelo mais fácil? Ah, porque até São Paulo dizia: “Vejo o bem que quero e faço o mal que não quero”…boa desculpa…olho e descubro que não posso caminhar sozinho…ahhh mas os outros são “assim”, são “assado”…e eu? Serei a perfeição em pessoa?
Poderíamos arranjar um elenco de razões que justificassem tudo isto: o folclore…o show off…a superficialidade…a falta de caridade…a falta de formação…a…a…a…
A mim tudo isto já me fez pensar…é urgente que eu queira caminhar com os outros no mesmo sentido…e custa muito assumir, mas ás vezes o que faço não é bem pela única razão que o devia fazer…Por Cristo, com Cristo e em Cristo…

Nenhum comentário: