sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Este Rei...



Diante deste Rei, somos convidados a repensar nas nossas glórias e superioridades…naquilo que fazemos ao rebaixar o outro…quando nos julgamos superiores devíamos ter a coragem de contemplar este Rei…

Faz lembrar aquilo que alguém contava:
Quando eu era menino, ganhei uma medalha na escola porque sabia ler melhor que os outros. Senti-me feliz e orgulhoso. Quando as aulas terminaram cheguei a casa e entrei na cozinha como um furacão.
A empregada velha, que estava connosco há muitos anos, estava de volta do fogão. Fui direito a ela e disse-lhe:
- Aposto que sei ler melhor do que tu.
E mostrei-lhe o meu livro. Ela interrompeu o trabalho e pegou no livro.
Foi passando as páginas, e a gaguejar disse: - Bem, meu filho...eu...eu não sei ler.
Fiquei calado. Sabia que papa estava no escritório àquela hora e corri para lá. Ele ergueu a cabeça quando eu entrei, a suar, com o rosto corado e disse-lhe: - Papa, a Maria não sabe ler. E é uma velha. Eu, que ainda sou pequeno, ganhei até uma medalha. Olha vê! E mostrei a medalha que eu tinha ao peito e disse:
- Deve ser horrível não saber ler, não é, pai?
Com t tranquilidade, meu pai levantou-se, foi até á estante e trouxe um livro.
- Filho, lê aqui para eu ver. Foi muito bom teres ganho a medalha. Lê para eu ouvir.
Abri o livro e olhei para o meu pai cheio de surpresa. As páginas continham o que pareciam ser centenas de pequenos rabiscos.
- Não posso, papa. Eu não entendo nada disto que está aqui.
- É um livro escrito em chinês, meu filho...
Meu pai não disse nada, mas eu pensei naquilo que fiz á velha Maria.
Até hoje, sempre que sinto vontade de gabar-me por qualquer coisa que tenha feito, lembro-me do quanto ainda me falta aprender e digo de mim para comigo:
- Não te esqueças que não sabes ler chinês!

Hoje somos convidados a pensar no nosso dia-a-dia, e sempre que nos julgamos os maiores…os melhores…devíamos ter a coragem de olhar para este Rei…ou pelo menos a coragem de dizer. “ Não te esqueças que não sabes ler chinês”.

Nenhum comentário: