quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Vou estar á espera...atento...


Neste tempo de preparação para a celebração do nascimento de Jesus, sou convidado a recentrar a minha vida no essencial, a redescobrir aquilo que é importante, a estar atento às oportunidades que o Senhor, dia a dia, me oferece, a acordar para os compromissos que assumi para com Deus e para com os irmãos, a empenhar-me na construção do “Reino”… É essa a melhor forma – ou melhor, a única forma – de preparar a vinda do Senhor…


Alguém contava que, num bairro pobre de uma cidade, morava uma menina muito bonita. Ela andava na escola. A mãe não tinha muito cuidado e a menina quase sempre andava suja. As roupas eram velhas e meio rotas.
O professor sensibilizado dizia: - "Como é que uma menina tão bonita, pode vir para a escola assim?"
Com algum dinheiro do seu salário comprou-lhe um vestido novo. Ela ficou linda no vestido azul.
Quando a mãe viu a filha naquele lindo vestido azul, sentiu que a sua filha, vestindo com vestido novo, não deveria ir para a escola suja. Por isso, passou a dar-lhe banho todos os dias, a pentear-lhe os cabelos, a cortar as unhas.
Passado uma semana, o pai disse: "Mulher, não achas que é uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e tão asseada, viva numa casa como esta a cair aos bocados? Tu vais limpar a casa por dentro e eu nas horas vagas, eu vou pintar as paredes, por dentro e por fora, arranjar a cerca e plantar um jardim."
Passado algum tempo, aquela casa destacava-se naquele bairro, pelas lindas flores que enchiam o jardim, e o cuidado em todos os pormenores.
Os vizinhos ficaram envergonhados por viverem em barracas feias e resolveram também dar uma volta nas casas, plantar flores...
Em pouco tempo, o bairro estava todo transformado. Um homem, que acompanhava os esforços e as lutas daquela gente, pensou que eles bem mereciam uma ajuda das autoridades. Foi ao presidente da Junta expor suas idéias e saiu de lá com autorização para formar uma comissão para estudar os melhoramentos que seriam necessários no bairro.
A rua de barro e lama foi substituída por asfalto e calçadas de pedra. Os esgotos a céu aberto foram canalizados e o bairro ganhou ares de cidadania.
E tudo começou com um vestido azul.
Não era intenção daquele professor arranjar a rua toda, nem criar um organismo que socorresse o bairro. Ele fez o que podia, deu a sua parte. Deu o primeiro passo que acabou por fazer com que as outras pessoas se motivassem a lutar por melhorias.
Neste tempo que estamos a iniciar somos convidados a preparar a nossa “casa” para melhor recebermos Jesus…é importante que eu me pergunte o que tenho de fazer para estar melhor preparado???
Afinal tudo pode começar num gesto bem pequeno… um lindo vestido azul…uma simples oportunidade em que posso ajudar alguém…o importante é que eu esteja atento à minha volta…o importante é que eu diga a mim próprio: “ Vou estar atento e vou fazer a minha parte”…
Faz a tua parte…

Nenhum comentário: