sábado, 12 de julho de 2008

Saiu a semear...


Na certeza de que Deus não irá faltar com o sol e com a chuva para que a sua semente dê fruto, devemos viver na caridade para com o próximo, pois a sementeira é uma dinâmica contínua do Amor vivido na caridade, de forma a que quem é tocado pela semente é também ele próprio semente.
Precisamos de sentir esta realidade: a sementeira será boa se for semeada na dinâmica do amor, da partilha…não podemos querer semear para termos a melhor semente…semeamos em conjunto com os irmãos e a melhor semente é a de todos…

Alguém contava que havia um agricultor que ano após ano ganhava sempre o troféu de ter o milho melhor da zona, na Feira de Agricultura da Câmara Municipal.
Entrava com o seu milho na feira e saía sempre com a faixa de premiado ao peito. E o seu milho era cada vez melhor.
Numa dessas ocasiões, um repórter de jornal, abordou-o e ficou intrigado com a informação que o agricultor lhe deu sobre a melhor maneira de cultivar o milho. O repórter descobriu que o agricultor partilhava a semente do seu milho gigante com os vizinhos.
"Como pode o Senhor dispor-se a partilhar sua melhor semente com seus vizinhos quando eles estão a competir com o seu em cada ano?" – perguntou o repórter.
O agricultor pensou, e respondeu:
" O senhor não sabe? O vento apanha o pólen do milho maduro e leva-o através do vento de campo para campo. Se os meus vizinhos cultivam milho inferior, a polinização vai estragar a qualidade do meu milho. Se eu quiser cultivar milho bom, eu tenho de ajudar os meus vizinhos a cultivarem milho bom".
O milho dele não poderia melhorar se o milho do vizinho também não tivesse a qualidade melhorada.
Assim é também em outras dimensões da nossa vida.
Aqueles que escolhem estar em paz devem fazer com que seus vizinhos estejam em paz.
Aqueles que querem viver bem têm de ajudar os outros para que vivam bem.
E aqueles que querem ser felizes têm de ajudar os outros a encontrar a felicidade, pois o bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar de todos.
Por isso Jesus Cristo vem dizer-nos que a semente é a Palavra de Deus que nós precisamos de cultivar, não a podemos deixar cair em terreno baldio…precisamos de aprender a ser cada vez mais um terreno cultivadio, onde a Palavra vai frutificar…
Façamos votos de não deixamos abafar esta Palavra que é semente e procuremos ajudar os vizinhos a cultivarem cada vez mais o melhor milho.

4 comentários:

Maria João disse...

Antes de partirmos a semear, temos de ver como estamos a deixar crescer as sementes que temos dentro de nós...


beijos em Cristo e Maria

Anônimo disse...

Depois de semear é preciso esperar para colher. Abandonar a sementeira foi trabalho que se perdeu.

simples peregrino disse...

concordo anónimo...mas a verdade é que ás vezes não abandonamos, somos forçados a abandonar...outras vezes também acontece que uns semeiam e outros vêm colher...ou simplesmente ás vezes podemos estar a semear mal...

Anônimo disse...

Semeando mal, as sementes não germinam. No entanto, elas aí estão expostas às intempéries aguardando o tempo ameno, para que possam ser colhidos os frutos, pelas mãos do semeador.