domingo, 27 de julho de 2008

A sabedoria...

O desafio lançado para nós pela Palavra de Deus, parece ser simples, mas é bastante exigente; na oração devemos saber o que pedir e este é um grande desafio…“Pede o que quiseres…” Se a mesma questão nos fosse posta hoje, qual seria a nossa resposta? Por que tesouro estamos dispostos a sacrificar tudo? O que eu pediria? Poder? Riqueza? Vingança?...“Um coração que escute e saiba discernir o essencial do acessório!” Na vida saberemos olhar a oração de Salomão?

Alguém contava que um dia o mestre regressava com o discípulo a casa e encontram um homem ferido que gemia, atrás de um arbusto. O homem estava pálido e sangrava. Tinha sido ferido e já estava quase inconsciente. Com dificuldade, conseguiram carrega-lo para casa, onde trataram do ferimento.
Uma semana depois, já restabelecido, o homem contou que tinha sido assaltado e que ao reagir fora ferido por uma faca. Disse que conhecia seu agressor, e que não descansaria enquanto não se vingasse. Disposto a partir, o homem disse ao mestre:
- Senhor, agradeço-lhe muito por me ter salvo. Tenho de partir e levo comigo a gratidão pela sua bondade. Vou ao encontro daquele que me atacou e vou fazer com que ele sinta a mesma dor que senti.
O mestre olhou fixo para o homem e disse:
- Vá e faça o que deseja. Entretanto, devo informá-lo de que você me deve mil euros, como pagamento pelo tratamento que lhe fiz.
O homem ficou assustado e disse:
- Senhor, é muito dinheiro. Sou um trabalhador e não tenho como lhe pagar esse valor!
- Se não podes pagar pelo bem que recebestes, com que direito queres cobrar o mal que te fizeram?
O homem ficou confuso e o mestre concluiu:
- Antes de cobrares alguma coisa, procura saber quanto deves. Não faças cobranças pelas coisas ruins que te acontecem na vida, pois a vida pode cobrar tudo que tu deves. E com certeza vais pagar muito mais caro.
Também nós na vida devemos ter a humildade de pedir sabedoria, mas a sabedoria que nos ensina a agradecer pelo bem que recebemos e não a cobrar pelo mal que nos fazem…

Nenhum comentário: