sexta-feira, 14 de março de 2008

Assim como Eu vos fiz...fazei...


Contemplar a cruz onde se manifesta o amor e a entrega de Jesus, traz um desafio; significa assumir a mesma atitude e solidarizar-se com aqueles que são crucificados neste mundo: os que sofrem violência, os que são explorados, os que são excluídos, os que são privados de direitos e de dignidade… Significa denunciar tudo o que gera ódio, divisão, medo, em termos de estruturas, valores, práticas, ideologias. Significa evitar que os homens continuem a crucificar outros homens. Significa aprender com Jesus a entregar a vida por amor… Viver assim pode conduzir à morte; mas o cristão sabe que amar como Jesus é viver a partir de um dinâmica que a morte não pode vencer: o amor gera vida nova e introduz na nossa carne os dinamismos da ressurreição.
O exemplo de Jesus propõe que façamos aos outros o que Ele fez por nós…

Alguém contava que um dia, um rapaz pobre, vendia jornais de porta em porta para pagar os estudos, tinha fome mas só tinha uma moeda das pretas. Decidiu pedir comida na próxima casa. Porém, nervoso quando uma mulher linda jovem lhe abriu a porta. Em vez de comida, pediu um copo de água. Ela pensou que o jovem parecia faminto e assim deu-lhe um grande copo de leite. Ele bebeu devagar e depois lhe perguntou?-Quanto lhe devo? - Não me deves nada - respondeu ela. E continuou: - A Minha mãe sempre nos ensinou que nunca devemos aceitar pagamento por fazermos caridade. Ele disse: - Pois agradeço de todo coração.
Quando Pedro saiu daquela casa, sentia-se mais forte fisicamente, mas também a fé em Deus e nos homens ficou mais forte.
Anos depois, essa jovem mulher ficou gravemente doente. Os médicos locais estavam confusos. Finalmente a enviaram à cidade grande, onde chamaram um especialista para estudar a sua rara doença.
Chamaram o Dr. Pedro… Quando ele ouviu o nome do povo de onde ela viera, uma estranha luz encheu os seus olhos. Imediatamente, vestido com a sua bata de doutor, foi ver a paciente. Reconheceu imediatamente aquela mulher. Determinou-se a fazer o melhor para salvar aquela vida. Passou a dedicar atenção especial aquela paciente. Depois de uma demorada luta pela vida da doente, ganhou a batalha. O Dr. Pedro pediu a administração do hospital que lhe enviasse a factura total dos gastos para a aprovar. Ele conferiu e depois escreveu algo e mandou entregar no quarto da paciente. Ela tinha medo de abrir, porque sabia que levaria o resto da vida para pagar todos os gastos. Mas finalmente abriu a factura e algo lhe chamou a atenção, pois estava escrito o seguinte:
"Totalmente pago há muitos anos com um copo de leite. "

Valia a pena pensar nisto…

Nenhum comentário: