sexta-feira, 28 de março de 2008

Após a ressurreição...



De alguma forma após a Ressurreição, é pois importante que nos perguntemos se a nossa comunidade dita cristã está assim a caminho da verdadeira e primitiva comunidade…
A comunidade cristã é uma família de irmãos, reunida à volta de Cristo…
A comunidade cristã é assídua à catequese dos apóstolos…
A comunidade cristã celebra a sua fé…
A comunidade cristã vive a partilha...

Faz lembrar:

Alguém contava que um ano de muito frio intenso, muitos animais morreram, devido ao clima…
Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a unir-se, a juntar-se mais e mais. Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se, enfrentando por mais tempo aquele Inverno tenebroso.
Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte. E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se, por não suportarem mais tempo os espinhos de seus semelhantes. Doíam muito... Mas essa não foi a melhor solução: afastados, logo começaram a morrer congelados.
Os que não morreram voltaram a aproximar-se pouco a pouco, com jeito, com precauções, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem ferir, para sobreviver sem magoar, sem causar danos recíprocos.
Assim suportaram-se, resistindo aquele frio. E sobreviveram!

Perguntemos: Quantas vezes na comunidade não acontecem problemas fruto dos espinhos de cada um de nós…picamo-nos, ferimo-nos e em vez de juntarmos a comunidade, só afastamos... se calhar era bom que viesse sobre nós um Inverno mesmo frio porque enquanto não aprendermos “ a aproximarmo-nos pouco a pouco, com jeito, com precauções, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem ferir, para sobreviver sem magoar, sem causar danos recíprocos,”
Enquanto assim não aprendermos a fazer comunidade será que poderemos afirmar que Cristo Ressuscitou???

Nenhum comentário: