sábado, 26 de janeiro de 2008

Confio mesmo em TI???

A história do compromisso de Pedro e André, Tiago e João com Jesus e com o “Reino” é uma história que define os traços essenciais da caminhada de qualquer discípulo… Em primeiro lugar, é preciso ter consciência de que é Jesus que chama e que propõe o Reino; em segundo lugar, é preciso ter a coragem de aceitar o chamamento e fazer do “Reino” a prioridade essencial (o que pode implicar, até, deixar para segundo plano os afectos, as seguranças, os valores humanos); em terceiro lugar, é preciso acolher a missão que Jesus confia e com confiança comprometer-se corajosamente na construção do “Reino” no mundo. É este o caminho que eu tenho vindo a percorrer?

Queria reler o salmo 26(27):

“O Senhor é minha luz e salvação:
a quem hei-de temer?
O Senhor é protector da minha vida:
de quem hei-de ter medo?

Uma coisa peço ao Senhor, por ela anseio:
habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida,
para gozar da suavidade do Senhor
e visitar o seu santuário.

Espero vir a contemplar a bondade do Senhor
na terra dos vivos.
Confia no Senhor, sê forte.
Tem confiança e confia no Senhor.”


Este é um salmo que exprime total confiança, mesmo numa situação difícil David continua a mostrar que é em Deus que ele confia. Por isso questiona-nos a nós, na vida,não quando tudo corre bem, mas era bom que num momento difícil da vida…quando sofremos, quando nos sentimos abandonados, sózinhos, desprezados, humilhados, inferiorizados, tivéssemos ainda a coragem de rezar este salmo…É importante perguntarmos realmente se confiamos no Senhor? Até que ponto…


Alguém contava que há muitos anos, um casal tinha dois filhos e viviam felizes. Eram muito religiosos…todos os dias rezavam em família…Deus fazia parte do seu dia a dia.
Um dia o esposo teve de fazer uma longa, ausentando-se do lar por vários dias. Nesse período, um grave acidente provocou a morte dos dois filhos amados. A mãe sentiu o coração dilacerado de dor.
No entanto, por ser uma mulher forte, sustentada pela fé e pela confiança em Deus, suportou o choque com bravura. Mas, uma preocupação lhe vinha à mente: como dar ao esposo a triste notícia? Sabendo-o portador de insuficiência cardíaca, temia que não suportasse tamanha comoção. Lembrou-se de fazer uma prece, rogando a Deus auxílio para resolver a difícil questão.
Alguns dias depois, num final de tarde, o esposo retornou ao lar. Abraçou longamente a esposa e perguntou pelos filhos. Ela pediu para que não se preocupasse. Que tomasse o seu banho, e logo depois ela lhe falaria dos moços.
Alguns minutos depois, estavam ambos sentados à mesa. Ela lhe perguntou sobre a viagem, e logo ele perguntou novamente pelos filhos. A esposa, numa atitude um tanto embaraçada, respondeu ao marido: - Deixa os filhos. Primeiro quero que me ajudes a resolver um problema que considero grave. O marido, já um pouco preocupado, perguntou:
- O que aconteceu? Notei que estás abatida! Fala! Resolveremos juntos, com a ajuda de Deus.
- Enquanto estiveste ausente, um amigo nosso visitou-me e deixou duas jóias de valor incalculável, para que as guardasse. São jóias muito preciosas! Jamais vi algo tão belo! O problema é esse... Ele vem buscá-las e eu não estou disposta a devolvê-las, pois já me afeiçoei a elas. O que me dizes?
- Ora, mulher! Não entendo o teu comportamento! Nunca fostes muito vaidosa! Por que isso agora?
- É que nunca havia visto jóias assim! São maravilhosas!
- Podem até ser, mas não te pertencem! Terás de devolvê-las.
- Mas eu não consigo aceitar a ideia de perdê-las!
E o esposo respondeu com firmeza:
- Ninguém perde o que não possui. Retê-las equivaleria a roubo! Vamos devolvê-las, eu vou te ajudar. Faremos isso juntos, hoje mesmo.
- Pois bem, meu querido, seja feita a tua vontade. O tesouro será devolvido. Na verdade isso já foi feito. As jóias preciosas eram nossos filhos. Deus os confiou à nossa guarda, e durante a sua viagem Ele veio buscá-los. Eles foram...
O esposo compreendeu a mensagem. Abraçou a esposa, e juntos derramaram muitas lágrimas.

O Salmista rezava: “Confia no Senhor, sê forte.” Será que eu confio mesmo no Senhor???

Nenhum comentário: