sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Um Deus para todos...


A Epifania é exactamente isto Deus que se manifesta a todos os povos…a todas as pessoas…a todos os homens…Não queiramos ter Deus só para nós…porque Deus manifestou-se…deu-se a conhecer a todos os povos

Alguém contava…
Três amigos, muito amigos apesar de cada um ter a sua religião, pois um era o António que era católico, outro era o Muhamed, que era muçulmano e outro o Joaquim protestante…eles tinham morrido, mas ainda depois de mortos tinham de fazer uma grande caminhada para chegarem ao destino. A caminhada era muito longa, morro acima, o sol era forte e eles ficaram suados e com muita sede. Precisavam desesperadamente de água. Numa curva do caminho, avistaram um portão magnífico, todo de mármore, que conduzia a uma praça calçada com blocos de ouro, no centro da qual havia uma fonte de onde jorrava água cristalina.
O António (Católico) dirigiu-se ao homem que, guardava a entrada. "Bom dia!" - disse. "Bom dia!" - respondeu o guarda.
"Que lugar é este, tão lindo?" - perguntou. "Isto aqui é o céu". - Foi a resposta... "Que bom que nós chegamos ao céu, estamos com muita sede...".
"O senhor pode entrar e beber água à vontade" - disse o guarda, indicando-lhe a fonte. "Mas e os meus amigos? Eles também estão com sede e...". "Lamento muito - disse o guarda - mas aqui não se permite a entrada a muçulmanos nem protestantes". O António ficou muito desapontado. Mas ele não beberia, deixando seus amigos com sede.
Assim, prosseguiram no caminho. Depois de muito andarem morro acima, com a sede e o cansaço multiplicados, chegaram num sítio cuja entrada era uma porteira velha semi-aberta.
A porteira abria-se para um caminho de terra, com árvores dos dois lados que lhe faziam sombra.
À sombra de uma das árvores, um homem deitado, cabeça coberta com um chapéu, parecia que estava a dormir: "Bom dia!" - saudou o António. "Bom dia!" - respondeu o homem. "Estamos com muita sede, eu, e os meus amigos...". "Há uma fonte naquelas pedras" - disse o homem e indicando o lugar. "Podem beber à vontade". Os três amigos foram até a fonte e mataram a sede.
"Muito obrigado" – agradeceu o António. "Voltem quando quiserem" - respondeu o homem. "A propósito – perguntou o António - qual é o nome deste lugar?". "Céu!" - respondeu o homem. "Céu?" - Mas o homem lá atrás ao lado do portão de mármore disse que lá era o céu!
"Lá não é o céu: aquilo é o inferno". O António ficou perplexo. "Mas então - comentou - essa informação falsa deve causar grandes confusões". "De forma alguma!" - respondeu o homem, explicando:
"Na verdade, eles fazem-nos um grande favor, porque lá ficam aqueles que são capazes de abandonar seus amigos e que não entendem que o céu é uma oferta de Deus para todos..."

Era bom que eu me perguntasse: “ Será que eu aceito esta verdadeira mensagem da Epifania? Um Deus para todos?

Nenhum comentário: