sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

II Domingo do Advento...

João Baptista, o último dos profetas da Antiga Aliança, é ao mesmo tempo o precursor do Salvador, prepara o caminho da sua vinda, convida os homens a preparar o seu coração para acolher Aquele que vem fazer novas todas as coisas, Aquele que vem mudar a paisagem do mundo e, sobretudo, o coração do homem.
Esta preparação deve ser antes demais apartir de cada um. Eu devo preparar o meu coração…

Alguém contava que num mosteiro um frade que se irritava com facilidade. O Superior chamou-o à atenção e ele desculpou-se:
-“ A culpa é dos outros. Eles fazem coisas que me irritam. Não os consigo suportar. Até já pensei em ir fazer a experiência de viver sozinho.”
O Superior concordou. E o frade foi viver sozinho numa cabana que havia na quinta do mosteiro.
No primeiro dia ele dizia para consigo:
-“ Agora é que eu me sinto em paz. Encontrei a alegria. Ninguém me chateia”.
No dia seguinte, ao ir buscar um balde de água ao poço, entornou o balde e disse: -“ Paciência”. Tirou novamente água e dirigiu-se para a cabana. Ao entrar voltou a entornar o balde. Irritado exclamou: -“ Maldição”.
Voltou ao poço, enche o balde pela terceira vez e regressou. Mas como estava nervoso, tropeçou e caiu com o balde. Da sua boca saíram vários palavrões seguidos. O Superior que estava perto abeirou-se a ajudá-lo a levantar e perguntou: -“ Não vi mais ninguém. Quem te chateou desta vez?”
Conseguiu chegar á conclusão que o defeito não estava nos outros mas em si próprio. Foi pedir perdão e começou por se corrigir a si mesmo, sem culpar mais ninguém.
Assim nós para melhor acolhermos o dom de Deus devemos em primeiro lugar mudar o nosso coração e depois ajudar a mudar o coração dos outros.




“ TODA A GENTE PENSA EM MUDAR A HUMANIDADE, MAS NINGUÉM PENSA EM MUDAR-SE A SI MESMO”.
(Leon Tolstoi)

Nenhum comentário: