domingo, 3 de agosto de 2008

Imitar J.C nas pequenas coisas...

É evidente que Jesus não nos pede que o façamos na mesma dimensão como Ele fez exactamente, mas pede que no nosso dia-a-dia, no trabalho, em casa, com os amigos, com aqueles que encontramos, sejamos capazes de nos pequenos gestos, nas pequenas coisas, mostrarmos que somos verdadeiros seguidores Seus.
Podemos não conseguir alimentar uma multidão, mas se estivermos atentos a um pobre que nos pede algo ele ficará tão saciado como a multidão pelo nosso gesto simples e pequeno. Podemos não conseguir ser tão atenciosos como Jesus quando estamos “em baixo”, mas podemos esforçar-nos para moderar a forma como tratamos os outros.
Assim abriremos portas à Palavra, para que outros passem também a imitar Jesus.

Alguém contava que um dia o mestre disse a um discípulo: “ Hoje vamos á aldeia e é lá que eu vou ensinar a lição sobre a coisa mais importante da vida”. E lá foram discípulo e mestre pela aldeia…
Á entrada da aldeia, o mestre vê um pedinte e deixa-lhe uma pequena moeda dizendo: “ Sei que não é muito mas não tenho mais”. E o pedinte agradece o pouco que recebe. Mais á frente, o mestre encontra umas crianças e brinca com elas durante um bom pedaço de tempo, até que o discípulo diz: “ Mestre não estamos a perder tempo?” E o mestre sem dizer nada coloca-se a caminho com o discípulo…Logo a seguir o mestre encontra umas senhoras e conversa com elas…falam…falam…até o discípulo interrompe novamente e diz: “ Mestre, temos uma lição para dar esqueceu-se?”
Então o mestre diz para o discípulo: “ Estás muito distraído…desde que entrámos na aldeia não tenho feito outra coisa senão explicar-te o que é mais importante na vida…A mais longa caminhada só é possível passo a passo... O mais belo livro do mundo foi escrito letra por letra... Os milénios sucedem-se, segundo a segundo... ... Assim também o mundo de paz, de harmonia e de amor com que tanto sonhamos, só será construído a partir de pequenos gestos de compreensão, solidariedade, respeito, ternura, fraternidade, benevolência, indulgência e perdão, dia a dia...
E o discípulo entendeu a lição…

Também nós precisamos de a aprender…podemos não fazer coisas muito importantes, mas queremos estar atento a cada minuto de vida…podemos não fazer coisas que aos olhos dos outros serão importantíssimas, mas podemos a cada instante mostrar a quem encontramos o que é mais importante…
Por isso Jesus disse aos discípulos: “ Não precisam de ir embora…” “ Dai-lhes vós de comer…” Como que a dizer: “ Olhai bem á vossa volta e esforçai-vos por fazer o que está ao vosso alcance…isso é que é muito importante.

4 comentários:

Anônimo disse...

São estas palavras simples e oportunas que fazem do Sr. Padre um bom Pastor. A frase: "Esforçar-nos para moderar a forma como tratamos os outros", tocou-me profundamente. Por vezes, só depois de feito ou dito nos arrependemos e nem coragem temos de pedir desculpa. Umas vezes por orgulho e outras pelo prazer de ofender por nos sentirmos ofendidos.

Anônimo disse...

Para imitar Jesus Cristo primeiro temos que O descobrir. Estranho é, quando alguém com muito trabalho, dedicação, sabedoria e humildade nos consegue colocar lado a lado num caminho com um só objectivo e numa só direcção; Jesus Cristo. De repente, alguém com poder de decisão nos obriga abandonar essa estrada já com alguns passos percorridos e nos obrigua a entrar noutro caminho. Embora este nos pareça sinuoso, ficamos com dúvidas se devemos segui-lo ou voltar atrás à procura de uma nova estrada.

ASS: MFN

simples peregrino disse...

MFN o problema é descobrir que afinal esse alguém com poder de decisão não é uma pessoa, podem ser várias...mas a certeza só pode ser uma...seguir J.C com dificuldades, as dificuldades do caminho, as dificuldades das pessoas, há-de dar-nos maior alegria, porque Cristo não prometeu facilidades apenas ajuda para as enfrentarmos...

Maria João disse...

Obrigado. Estas palavras vêm ao encontro daquilo que senti esta semana que passou. Estive em missão com os sem-abrigo.


Rezo para que este texto nos leve a viver Cristo em cada dia... no próximo.

beijos em Cristo e Maria