domingo, 24 de agosto de 2008

" E tu quem dizes que Eu Sou?"

A nossa fé tem altos e baixos… tal como a fé de Pedro. Será que, mesmo com estes altos e baixos, procuramos gerir bem esse tesouro precioso que o Pai coloca sob nossa administração, aumentando-o e colocando-o à disposição dos irmãos que, o mesmo é dizer, fazendo-o voltar ao Pai, de quem são todas as coisas (ver 2.ª leitura)?
Na verdade nós deveríamos ser verdadeiros administradores dos bens concedidos por Deus…melhor deveríamos ser especialistas na gestão das competências de cada baptizado…e o especialista é aquele que é conhecedor, perito…
Perante a pergunta de Jesus, nós não devemos responder com palavras dos outros, mas como quem realmente é entendido…


Alguém contava que um dia um barco que transportava uma carga muito importante ia em alto mar quando o motor parou. Uma viagem de alta prioridade, rodeada de tantos cuidados. Imediatamente, o comandante mandou chamar o técnico do porto mais próximo. Trabalhou durante uma semana, sem resultados. Chamaram o melhor engenheiro naval do país mais próximo. O engenheiro naval trabalhou três dias inteiros, sem descanso, e nada. O navio continuava enguiçado. A empresa de navegação chamou então o maior especialista do mundo em construção daquele tipo de motor. Ele chegou, olhou pormenorizadamente a casa de máquinas, ouviu o barulho do vapor, apalpou os tubos e, abriu a sua pasta, tirou um pequeno martelo, deu uma martelada numa válvula vermelha que estava meio solta e guardou o martelo na pasta. Mandou por o motor a trabalhar e tudo funcionou normalmente.
Chegaram as contas ao escritório da empresa de navegação. Por uma semana de trabalho, o técnico cobrou 700 euros, 100 por dia. O engenheiro naval, por três dias de trabalho, cobrou 900 euros, 300 por dia. E o especialista, por sua vez, cobrou 10 mil euros pelo serviço.
A direcção da empresa naval achou que era um exagero e pediu uma factura detalhada.
O especialista enviou para a empresa os custos discriminados, da seguinte forma: - Para dar a martelada: 1 euro. - Para saber onde bater com o martelo: 9.999 euros.

A verdade é que nós ás vezes somos apenas meros administradores…e o que importante não é apenas o receber o baptismo, porque podemos receber o baptismo e responder mal á pergunta colocada por Jesus…
O importante e o grande desafio para todos é o sabermos assumir o baptismo e os seus compromissos…e respondermos como quem é realmente entendido na matéria: “ E tu quem dizes que Eu Sou???

Um comentário:

Maria João disse...

O compromisso... Uma palavra cada vez mais difícil.

"E tu quem dizes que Eu sou?" - uma boa pergunta para nos fazermos todos os dias e vermos como está a saúde do nosso compromisso baptismal.


beijos em Cristo e Maria