domingo, 25 de maio de 2008

«A cada dia basta o seu cuidado»

A proposta de Jesus será um convite a viver na alegre despreocupação, na inconsciência, na passividade, no comodismo, na indiferença? Não. As palavras de Jesus são um convite a pôr em primeiro lugar as coisas verdadeiramente importantes (o “Reino”), a relativizar as coisas secundárias (as preocupações exclusivamente materiais) e, acima de tudo, a confiar totalmente na bondade e na solicitude paternal de Deus. De resto, viver na dinâmica do “Reino” não é cruzar os braços à espera que Deus faça chover do céu aquilo de que necessitamos; mas é viver comprometido, trabalhando todos os dias, a fim de que o sonho de Deus – o mundo novo da justiça, da verdade e da paz – se concretize.

Por isso é muito importante aprendermos a viver cada dia, empenhados, comprometidos de modo que o tempo não passe por nós em vão. Vive cada dia como se fosse o último e um dia acertarás…

Alguém contava que um rei passou a vida a fazer guerra aos povos vizinhos. Ao chegar aos 60 anos deu-se conta que não tinha aprendido muito do sentido da vida. Convocou os seus sábios e disse-lhes: — Ide e buscai livros acerca da verdadeira sabedoria.
Eles foram e trouxeram-lhe imensos livros. O rei disse: — Já não tenho idade para ler tantos livros. Fazei um resumo do que eles dizem.
Durante sete anos, resumiram tudo metade dos livros.
O rei disse: — Não tenho tempo para ler tudo isso. Resumi mais ainda.
E foi assim que, passados alguns anos, lhe entregaram um novo resumo de alguns livros. O rei disse: — É muita literatura para a minha idade. Resumi mais ainda.
Os sábios conseguiram redigir apenas um livro para condensar toda a sua sabedoria.
O rei, ao receber o livro, disse-lhes:
— Por favor, peço-vos que resumam tudo isso numa pequena frase.
Foi então que os sábios, depois de muito diálogo, conseguiram redigir uma frase, que dizia assim: «Vive o momento presente».

Ás vezes também nós andamos demasiado preocupados com imensas coisas e deixamos passar o momento presente…
Às vezes andamos demasiado preocupados com o dia de amanhã e esquecemo-nos que o dia de amanha se prepara hoje…devíamos aprender a viver o dia de hoje para vivermos melhor o dia de amanhã…

3 comentários:

Maria João disse...

Esta passagem é muito importante. Lembra-nos de como devemos colocar o Reino de Deus acima de todas as coisas... Como a nossa vida teria muito menos problemas e angústias se assim o fizessemos... Como os problemas pareceriam muito mais pequenos...


beijos em Cristo e Maria

Migalhas disse...

Não sabia que já tinhas regressado!
Um abraço

osátiro disse...

Rezemos por Habiba, argelina convertida ao Cristianismo, que enfrenta prisão por abandonar o Islão.

http://www.oecumene.radiovaticana.org/BRA/Articolo.asp?c=208084