sábado, 17 de maio de 2008

Trindade...um Deus Amor...


A Solenidade que hoje celebramos não é um convite a decifrar o mistério que se esconde por detrás de “um Deus em três pessoas”; mas é um convite a contemplar o Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor.

Alguém contava que uma professora do primeiro ciclo, que se orgulhava de dizer a toda a gente que não acre¬ditava em Deus, e dizia que Deus não existia, um dia em que se falou na Santíssima Trindade, ela disse aos alunos:
— Hoje vamos aprender que Deus não existe. É uma invenção das pessoas ignorantes. Ainda por cima um Deus em três? Apontando para um aluno, disse-lhe:
— Tó, vês aquela árvore lá fora? — Sim, senhora professora.
— E também vês a relva do jardim? — Sim, senhora professora.
— E o céu? — Sim, senhora professora. É azul e imenso.
— E Deus? Estás a vê-lo? — Não.
— Perceberam, meus meninos? Deus não existe, é um mito. Podemos ver tantas coisas, mas a Deus não vemos, pois não existe! É apenas um mito.
Nesse momento, um aluno pediu licença à professora para lhe fazer também umas perguntas. Ela consentiu e ele perguntou:
— Ò Tó, estás a ver o cérebro da nossa pro¬fessora a raciocinar?
— Não.
— Então podemos concluir que a professora não tem cérebro, não raciocina.
Nós não vemos o rosto de Deus Trindade, mas notamos todos os dias sinais desse Deus que é amor, que é família e que está presente na vida dos homens…

Por isso mais do que querermos entender o mistério da Santíssima Trindade importa contemplarmos Deus que é amor: “ Deus amou tanto o mundo que entregou o Seu Filho Unigénito para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça mas tenha a vida eterna”…

Nenhum comentário: