sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Rasgai o vosso coração


Entrar num novo tempo litúrgico é motivo de alegria. E nós precisamos de sentir o que diz São Paulo: “ Este é o tempo favorável”…então entremos neste tempo favorável com alegria, e na alegria de melhor nos prepararmos, de melhor caminharmos para a Páscoa.
Dois pensamentos para esta caminhada: Conversão e esmola..
1) “ Convertei-vos a Mim de todo o coração…rasgai o vosso coração e não os vossos vestidos”… Se nós, os cristãos, não acolhemos estes apelos, quem os há-de ouvir?
Os tempos que vivemos são difíceis…em todos os aspectos e também no aspecto da fé…se chove já não pode haver Carnaval…até se pensa em mudar a data do Carnaval para o verão…e esquecemos que o Carnaval marca um tempo e é consequência da Páscoa, mas não podemos ficar só no Carnaval…e Deus onde é que fica?
Converter é mudar de atitude…é ser diferente…
Neste tempo são-nos propostos como caminho: alguns compromissos, que nos ajudam, de modo muito concreto, a crescer no amor, em ordem, à renovação interior da nossa vida: tais como a oração, o jejum e a esmola.


Alguém contava que um mestre entrara numa cidade acompanhado por um discípulo para ensinar. Encontrou logo uma pessoa que o conhecia e era adepto dos seus ensinamentos que lhe disse:
- "Mestre, não há nada excepto estupidez nesta cidade. Os habitantes são tão terríveis! Ninguém quer aprender nada. Tu não irás converter nenhum desses corações de pedra."
O mestre respondeu bondosamente:
- "Tu tens razão."
Logo depois, outro membro da comunidade abordou o mestre. Cheio de alegria, ele disse:
- "Mestre, tu estás numa cidade abençoada. O povo anseia receber o verdadeiro ensinamento, e as pessoas abrem seus corações à tua palavra."
O Mestre sorriu bondosamente e novamente disse:
- "Tu tens razão."
- "Ó mestre", disse o discípulo, "tu disseste ao primeiro homem que ele tinha razão, e ao segundo homem, que afirmou o contrário, tu disseste que ele também tinha razão. Pois negro não pode ser branco."
O Mestre respondeu:
- "Cada um vê o mundo do jeito que espera que seja. Por que deveria eu refutar os dois homens? Um deles vê o mal, o outro, o bem. Tu dirias que um deles vê falsamente? Não são as pessoas aqui e em toda parte boas e más ao mesmo tempo? Nenhum dos dois disse algo equivocado, disseram apenas algo incompleto."


Poderíamos perguntar: Como verá o nosso coração este tempo de conversão?
Precisamos de sentir esta certeza...só farei realmente tempo de quaresma se procurar converter-me a partir do meu coração.

Nenhum comentário: