sábado, 16 de fevereiro de 2008

Levantai-vos...não temais...

A vida é combate. O primeiro acto do ser humano no seu nascimento é um grito. Ele deverá lutar para viver. Muitos doentes sabem que devem lutar contra o mal, o sofrimento, o desencorajamento. Desistir de lutar é sintoma de uma doença que se chama depressão. Alguém dizia: “ Se lutarmos podemos perder, mas se não lutarmos perdemos sempre”…Podemos lutar para nos curarmos fisicamente. Podemos lutar para nos mantermos de pé na provação. A vida espiritual também é um combate. O Senhor é Alguém que se deixa procurar. Segui-l’O supõe, escolhas radicais. Nesta semana, aceitemos conduzir um combate. Não para ser os melhores, nem para esmagar os outros, mas para viver e fazer viver. A vitória neste combate é-nos anunciada neste domingo, em que nos juntamos ao Senhor transfigurado. Mas Ele diz-nos que, antes de ressuscitar, deve passar pelo combate da Paixão. A ressurreição é a vitória do combate pela vida.
A aventura da fé… “deixa a tua terra…”; “sofre comigo pelo Evangelho…”; “levou-os, em particular, a um alto monte…” A aventura da fé não nos deixa qualquer repouso até ao dia em que toda a Criação se prostrará diante do Filho Bem-Amado.



Alguém contava que um homem tinha quatro filhos. Ele queria que seus filhos aprendessem a não julgar as coisas de modo apressado, por isso, mandou cada um ir ver uma vinha, que estava plantada em um distante local.
O primeiro filho foi lá no Inverno, o segundo na Primavera, o terceiro no Verão, e o quarto e mais jovem, no Outono.
Depois de todos terem regressado, ele reuniu-os, e pediu que cada um descrevesse o que tinha visto.
O primeiro filho disse que a vinha era feia, videiras tortas e retorcidas.
O segundo filho disse que não, as videiras estavam recobertas de botões verdes, e cheias de promessas.
O terceiro filho discordou; disse que as videiras estavam lindas, como que já se sentia um cheiro doce.
O último filho discordou de todos eles; ele disse que as videiras estavam carregadas e arqueadas, cheias de cachos, vida e promessas...
O homem então explicou aos seus filhos que todos eles estavam certos, porque cada um tinha visto apenas uma estação da vida da vinha...
As plantas e as pessoas não se podem julgar só por uma estação.
Se desistir quando for Inverno, perderá a promessa da Primavera, a beleza de seu Verão, a expectativa do Outono.
Não permita que a dor de uma estação destrua a alegria de todas as outras. Não julgue a vida apenas por uma estação difícil.
Persevere através dos caminhos difíceis…
«Levantai- vos e não temais».

Nenhum comentário: