sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Farisaísmo...narcisismo e " eusismo"...


Na verdade, a verdade fez-me pensar isto…
Há á muito tempo que me vem á memoria a passagem do fariseu e o publicano, e faz-me lembrar aquilo que somos todos, imperfeitos, frágeis…enfim fariseus e narcisistas…sim todos somos um pouco de tudo…
Imagino o fariseu diante de Deus a contar as suas qualidades…:” – Senhor eu só faço o bem…eu dou-me bem com todos…ajudo toda a gente…ainda bem que não sou como os outros…esses sim esses são os maus, que não fazem nenhum bem a ninguém…Vês senhor como eu sou assim tão bom…modéstia á parte sou quase tão bom como tu…”
Imagino o narcisista diante de Deus a contar as suas…: “ Senhor, eu sou a criatura mais linda á face da terra…tenho um corpo esbelto…sou muita giro…o meu trabalho é sempre o melhor…não sou nada parecido com os ouros eles são feios…não fazem nada como deve ser…por isso eu é que sou o exemplo para todos…ah e vais-me desculpar mas sou mais giro que tu..”
Imagino-me eu diante de Deus…:” Senhor, tu conheces-me…sabes das minhas fraquezas e dos meus pecados…dos meus ódios e rancores…das minhas crises de fé…dos meus desgostos e dissabores…mas ao menos ajuda-me a não ser como estes dois…”
Pois…tava a correr muito bem…mas a verdade é que somos todos feitos da mesma matéria…e por mais que nos consigamos enganar uns aos outros só Deus é o único que não podemos enganar…e o mais engraçado…parece ser o único que não nos aponta o dedo…nem os defeitos…nem os feitios…e ainda por cima nos ama apesar das nossas faltas de amor…
Acho que afinal de contas há os fariseus os narcisistas e os “eusistas”…
Afinal farisaísmo…narcisismo…eusismo…é apenas a imagem reflectida num espelho quando me coloco á frente…
Eu também sou fariseu...eu também sou narcisista...eu também sou eusista...
Porque a vida acontece...

Nenhum comentário: