quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

De primeira ou de segunda???

Resolvi voltar á carga...apenas porque não entendo, o que é que não entendem???

A Guarda: Como vê a actual distribuição do clero na Diocese da Guarda?

“Eu já desconfiava, agora tenho a certeza… na diocese da Guarda há padres de primeira e de segunda categoria… e penso que enquanto assim suceder não podemos sequer pensar numa melhor distribuição do clero… as provas disto estão à vista… uns são mexidos outros são protegidos…
Que a diocese é vasta… toda a gente sabe… que cada vez os padres são menos… toda a gente vê… mas penso que há algumas perguntas que se deveriam fazer…
O que é essencial na vida de padre? O que na realidade fazem os padres? Penso que enquanto houver padres que fazem o que leigos podem fazer, vamos ser sempre poucos… posso falar com conhecimento de causa… eu deixei o ensino e no lugar ficou um leigo, que tanto quanto sei faz o mesmo trabalho tão bem ou ainda melhor que eu… por isso enquanto andarmos entretidos com outras coisas que não sejam o essencial da vida de padre vamos ser sempre poucos… e também não podemos ter apenas a ideia de uns que fazem o trabalho de outros… por isso penso que a verdadeira questão é descobrir o que é essencial na vida de padre, ou pelo menos ter a coragem de o assumir…
Ironicamente, penso que o melhor que haveria a fazer era pegar nos padres todos durante uma semana, levá-los para o Centro Apostólico e depois de uma semana começar a enviá-los de modo organizado a fim de que a distribuição fosse feita…
Mas enquanto houver padres de categoria diferente… penso que será difícil uma melhor distribuição…”

Onde está a dúvida???

2 comentários:

Anônimo disse...

Padre Sérgio,

Depois de ler a sua mensagem, fiquei um pouco dividida entre a apreensão, a alegria e o espanto.
Antigamente, havia portugueses de primeira e de segunda, agora há padres. É verdade, em alguns momentos das nossas vidas sentimo-nos injustiçados, postos de lado, mas Jesus deixou-nos um grande exemplo, ensinou-nos a trabalhar as nossas emoções, a pôr de lado os ressentimentos.
O que é essencial na vida de um padre? E na vida de um cristão? "Olhai os lírios do campo e as aves do céu!" E o vento e o mar, as rugas dos velhinhos e o sorriso das crianças?
Esta é a "nossa" messe. Não vou ensinar-lhe nada nem é isso que pretendo, mas é uma reflexão que faço para meu próprio proveito também: que fazemos do nooso trabalho? Um sacrifício? um exemplo? Neste ano, saibamos seguir as pegadas de S. Paulo e no final da nossa vida, mereçamos dizer como ele: "combati um bom combate".
um abraço,
Paula

Anônimo disse...

Li esta entrevista. Achei-a pertinente e elogiei-lhe a frontalidade, na altura.
Certamente, terá muitos outros colegas padres que pensam de igual modo, mas, quantos se manifestaram?
Dúvidas não haverá...e vontade de mudar também não.
Acho interessante a sugestão da distribuição dos padres...
Quem sabe se em sorte nos calhava novamente o Padre Sérgio? Bingo!
Oxalá!!!

MFN