sábado, 7 de junho de 2008

Prefiro a misericordia...

Esta deve ser também a atitude dos seus seguidores. Se algum cristão for acusado de ser «amigo dos publicanos e dos pecado¬res», não deve sentir-se desonrado. Porque este é um grande desafio.
Mas para isso precisamos de aprender o que significa” Prefiro a Misericórdia ao sacrifício”. Precisamos de ter tempo para sentar à mesa…precisamos de tempo para dialogar, conversar, conviver…nesta vida onde se corre para tudo, não temos tempo para parar…fazemos tudo a correr…

Alguém contava que num encontro de pais, o assunto era sobre a atitude de escutar os outros, de modo particular, os familiares.
Começou com um testemunho de um pai que disse:
— Eu sinto que preciso de escutar mais o meu filho, que está a entrar na idade da adolescência. Quando chego a casa, cansado do trabalho, tenho dificuldade em dar-lhe do meu tempo. Acho que na minha família, e certamente em muitas outras, existe uma falta de diálogo de pais para filhos.
Uma jovem mulher, falando de mudanças sociais, exemplificou:
— Quando a minha avó ia visitar a sua mãe, necessitava de três dias. Um dia para viajar nos vagarosos transportes públicos desse tempo; um dia para ambas contarem as últimas notícias, tra¬balharem na cozinha e também no jardim; e um terceiro dia para a viagem de regresso.
Quando a minha mãe ia visitar a sua mãe, necessitava de dois dias. Viajava no comboio e geralmente chegava no mesmo dia à tarde. Nesse dia contavam as últimas notícias e, no dia seguinte, era a viagem de regresso.
Quando eu vou visitar a minha mãe, preciso apenas de meia hora. Vou de carro e estou com ela uns quinze minutos pois tenho imensas coisas para fazer em casa.
Se um dia a minha filha me vier fazer uma visita, de quanto tempo terá necessidade?

Era importante pensarmos nisto…ás vezes nem para a família temos tempo…cada vez mais deveríamos ter a coragem de pensar sobre aquilo que Jesus nos diz: “ Ide aprender o que significa, prefiro a misericórdia ao sacrifício”…
Quantas vezes, no dia-a-dia, temos oportunidade de usar de amor para com o outro e passamos ao lado, na verdade é mais fácil o sacrifício.

Um comentário:

Maria João disse...

Quantos não sofremos deste mal do tempo para escutar ...

beijos em Cristo e Maria