sábado, 19 de abril de 2008

Cristãos a caminho...


Dar um passo… Alguém dizia: “a fé começa pelos pés!” De facto, a fé é uma resposta e uma caminhada. Foi a aventura destes onze homens reunidos numa sala, em Jerusalém. Estavam cheios de medo, mas lançaram-se, algum tempo mais tarde, pelas ruas da Palestina e para além disso. Sentiram-se possuídos pelo Espírito recebido no Pentecostes. É a aventura das crianças que, nestes dias, vão começar a comungar: são convidadas ao Banquete do Senhor, vão responder a este convite. É a aventura dos jovens que, por ocasião da sua profissão de fé, decidiram dar um passo para Deus, ousando dizer: “Creio!”. É a aventura dos jovens que, em certo período do ano, vão ser confirmados, um passo que lhes faz pedir a ajuda do Espírito. Somos todos convidados a dar um passo, para o Senhor e para os nossos irmãos. Sim, sejamos cristãos a caminho…abertos à aventura…cristão que perante os obstáculos, não desistem, mas tentam sempre novamente…


Alguém contava que numa aldeia as pessoas precisavam de escolher um chefe. Havia três homens para ocupar o lugar…o sábio da aldeia, um velhinho propôs um desafio aos três…o que conseguisse escalar a montanha mais rápido e chegasse ao pico seria o chefe…a montanha era difícil de escalar era alta e muito a pique…o desafio foi aceite…
O primeiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.
O segundo tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.
O terceiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.
As pessoas ficaram desiludidas…ainda não tinham um chefe…
Mas o velhinho, sábio disse: “- Eu sei quem deve ser o nosso chefe”. Todos fizeram um silêncio de grande expectativa.
-“ É simples... eu reparei na atitude de cada um deles e, quando eles voltaram fracassados para o vale, eu ouvi o que cada um deles disse para a montanha”.
O primeiro disse: “- Montanha, tu venceste!
O segundo disse: “- Montanha, tu venceste!
O terceiro também disse que foi vencido, mas, com uma diferença. Ele olhou para a montanha e disse: - Montanha, tu venceste, por enquanto! Mas eu vou-me preparar e outro dia virei escalar-te.
E calmamente o sábio completou: “- A diferença é que o terceiro teve uma atitude de vencedor diante da derrota e quem pensa assim é maior que seu problema: é chefe de si mesmo, está preparado para ser chefe dos outros!
Todos concordaram em escolher o terceiro homem para chefe.

Assim também nós na vida somos convidados a dar o passo…somos pedras vivas não mortas…somos cristãos que estão a caminho…as dificuldades não nos vencem…porque nós preparamo-nos e voltamos a tentar…assim se faz o caminho.

Um comentário:

Unknown disse...

O Caminho faz-se caminhando, sempre com NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

As quedas, as derrotas e todas as dificuldades são parte do caminho.

Mas mais importante que isso é saber cair de joelhos, para rezar, e confiar no NOSSO PASTOR E REI.

NOSSO SENHOR NOS LIVRE E GUARDE DE TODO O MAL.

Saudações em Cristo