sábado, 12 de abril de 2008

Conhecer...ou não o Pastor...


Este evangelho é a garantia de que o Ressuscitado, o Bom Pastor, está entre nós, chama-nos pelo nosso nome e guia-nos até à vida em abundância. Jesus é o nosso modelo enquanto pastor e guia. A segunda leitura dá-nos conselhos práticos para o nosso caminhar em “rebanho”: paciência no sofrimento, fazer o bem, não responder ao insulto. Parecem conselhos impossíveis de seguir, mas Jesus está sempre lá, caminhando à nossa frente, guiando-nos e deixando-nos ser pastores de nós mesmos, dando-nos a liberdade de fazermos as nossas próprias opções.
É nas pequenas acções do dia-a-dia que vivemos o nosso Baptismo, a nossa entrada no redil. Sendo fiéis às promessas baptismais, ouvimos o nosso nome a ser chamado, e entrando pela porta vivemos desde já a paz e a segurança do nosso Pastor.

Alguém contava que um dia numa grande casa havia uma festa de luxo. Estava presente um famoso actor que recitava uns poemas e as pessoas iam aplaudindo maravilhadas; algumas vinham até pedir que recitasse Camões, Shakespeare, Fernando Pessoa etc…
Um sacerdote aproximou-se e perguntou:
- Conhece o salmo 22?
- Sim conheço, olhe eu vou recitá-lo se depois o senhor for capaz também de o recitar?
O sacerdote aceitou o desafio.
Começou o actor: -“ O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Leva-me a descansar em verdes prados, conduz-me às águas refrescantes e reconforta a minha alma. Ele me guia por sendas direitas, por amor do seu nome. Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos, não temerei nenhum mal, porque vós estais comigo.”
Toda a gente aplaudiu as belas palavras do actor.
Depois foi a vez do sacerdote, que se levantou e recitou as mesmas palavras, mas ninguém o aplaudiu houve apenas um profundo silêncio e algumas lágrimas nalguns rostos.
O actor manteve-se em silêncio mas depois disse:
-“ Senhoras e senhores, espero que tenham dado conta do que aqui aconteceu esta noite. Eu conhecia o salmo 22…mas este homem conhece o Pastor.”


O Pastor conhece-nos e será que nós conhecemos mesmo o Pastor?

Nenhum comentário: