terça-feira, 15 de setembro de 2009

ANO SACERDOTAL???


Diz-se por aí que este ano pastoral tem um lema: ano sacerdotal.
Como outras vezes tem acontecido todos batemos palmas e achamos que está muito bem; é preciso redefinir a pessoa do sacerdote, é preciso ganhar consciência da crise vocacional, é necessário que peçamos “trabalhadores para a messe”…e por aí vai a consciência para este ano sacerdotal.
Fez-se um simpósio para o clero em Fátima e todos achamos óptimo porque se discutiram questões pertinentes: como o casamento dos padres; a homosexualidade dentro da Igreja; a ordenação de homens casados e de mulheres…ahh não estes temas serão só para o xxxLLL Simpósio…neste era o “ Dom que há em ti”…
É preciso coragem para assumir as coisas, depois de uma ano Paulino concordo que seria mais lógico um ano Petrino, mas este era casado tinha sogra, não dá jeito falar dele…então falemos de ano sacerdotal e para não levantar muito pó falemos de dentro para dentro, só entre nós…
Afinal esquecemos que o povo sacerdotal não é só e apenas composto por sacerdotes…recordem o que o sacerdote diz no dia do baptismo quando faz a unção depois do baptismo: “UNÇÃO DEPOIS DO BAPTISMO
Celebrante: Deus todo-poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que te libertou do pecado e te deu uma vida nova pela água e pelo Espírito Santo, unge-te com o crisma da salvação, para que, reunido ao seu povo, permaneças, eternamente, membro de Cristo sacerdote, profeta e rei. Todos: Amen.”
Então a comunidade sacerdotal é mais alargada! E vamos viver este ano lembrando só e apenas os que receberam a ordenação sacerdotal ou seria outra coisa se celebrássemos o povo sacerdotal???

3 comentários:

Anônimo disse...

és mesmo tramado.
achei interessante essa da homossexualidade....há aí com cada coisa ....
(Carlos)

Fátima disse...

Então Sr. Padre, para quando um post novo? Já lá vai um mesito...

Pinhas disse...

Fez ontem um ano que se apresentou, como pastor, em Manteigas. Sei que o dia não foi ontem. Mas foi no dia da festa do Anjo da Guarda. E ontem, Vila Chã, esteve em festa.
Pode recordar a festa no meu blog-do-pinhas.blogspot.com.
Só para lhe dizer que, apesar de não comentar alguns dos seus posts, não quer dizer que tenha esquecido um amigo que é pastor.
Pinhas