quinta-feira, 19 de junho de 2008

Não tenhais medo...

Quem nunca sentiu medo??? Quem nunca se sentiu reduzido a nada??? Quem nunca sentiu que era um zero á esquerda???
Nós sabemos que vivemos todos numa dita sociedade de consumo, de concorrência, em que muitas vezes para subir somos capazes de fazer tudo, até de esmagar os outros…o importante é a nossa atitude para nos sentirmos os maiores, os melhores…e hoje vemos que só quem consegue ser assim, esse é que sobe na vida…
Há também aqueles que têm receio, medo de mostrar o que são, preferem ficar nos lugares mais escondidos, preferem ficar mais longe…cristãos com medo…
Jesus Cristo vem dizer-nos… “Não tenhais medo” por três vezes:
- Não tenhais medo dos homens, porque nada há encoberto que não venha a descobrir-se…ou como diz o povo: “A verdade vem sempre ao de cima”…
- Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma…
- Não temais…valeis mais que os passarinhos…



Alguém contava que, um jovem que andava triste e desanimado e foi ter com o professor:
- Venho aqui, professor, porque não tenho forças para fazer nada. Todos dizem que não sirvo para nada, que não faço nada bem, que sou lerdo e muito idiota. Como é que eu posso melhorar? O que posso fazer para que me valorizem mais?
O professor, disse-lhe:
- Sinto muito, mas não posso ajudar. Tenho de resolver primeiro o meu problema. Talvez depois. E fazendo uma pausa, disse:
- Se tu me ajudasses, eu poderia resolver o meu problema mais rápido e depois talvez possa ajudar-te.
- Claro, professor - gaguejou o jovem, logo sentindo-se outra vez desvalorizado e hesitou em ajudar o seu professor. O professor tirou um anel que usava no dedo mínimo deu ao garoto, e disse-lhe:
- Pega no cavalo e vai até ao mercado. Deves vender esse anel porque tenho de pagar uma dívida. É preciso que tu obtenhas pelo anel o máximo possível, mas não aceites menos que uma moeda de ouro. Vai e volta com a moeda o mais rápido possível.
O jovem pegou no anel e partiu. Mal chegou ao mercado, começou a oferecer o anel aos mercadores. Eles olhavam com algum interesse, até quando o jovem dizia o quanto pretendia pelo anel. Quando o jovem mencionava a moeda de ouro, alguns riam, outros saíam, sem ao menos olhar para ele. Só um velhinho foi amável, a ponto de explicar que uma moeda de ouro era muito valiosa para comprar um anel. Tentando ajudar o jovem, chegaram a oferecer uma moeda de prata e uma xícara de cobre, mas o jovem seguia as instruções de não aceitar menos que uma moeda de ouro e recusava as ofertas. Depois de oferecer a jóia a todos que passaram pelo mercado, abatido pelo fracasso, montou no cavalo e voltou. O jovem desejou ter uma moeda de ouro para que ele mesmo pudesse comprar o anel, assim livrando a preocupação de seu professor e, assim, receber ajuda e conselhos. Já na escola, diante do professor, disse:
- Professor, sinto muito, mas é impossível conseguir o que me pediu. Talvez pudesse conseguir duas ou três moedas de prata, mas não acho que se possa enganar ninguém sobre o valor do anel.
- É muito importante o que tu disseste... - disse o professor, sorridente.
- Devemos saber primeiro o valor do anel. Pega novamente o cavalo e vá até o joalheiro. Quem poderia ser melhor para saber o valor exacto do anel? Diz-lhe que queres vender o anel e pergunta quanto ele te dá. Mas não importa o quanto ele te ofereça, não o vendas... Volta aqui com meu anel.
O jovem foi até o joalheiro e deu o anel para examinar. O joalheiro examinou o anel com uma lupa, pesou o anel e disse:
- Diz ao teu professor, se ele quer vender agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro pelo anel.
- 58 MOEDAS DE OURO!!! - exclamou o jovem.
- Sim, replicou o joalheiro, eu sei que, com tempo, eu poderia oferecer cerca de 70 moedas, mas se a venda é urgente...
O jovem correu emocionado à escola para contar o que ocorreu. Depois de ouvir tudo que o jovem lhe contou, o professor disse:
- Estás a ver, tu és como esse anel, uma jóia valiosa e única. E que só pode ser avaliada por um "expert". Pensavas que qualquer um podia descobrir o teu verdadeiro valor?
E, dizendo isso, voltou a colocar o anel no dedo.

Todos somos como esta jóia. Valiosos e únicos, andamos por todos os mercados da vida, pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem. Porém ninguém, além do Grande Joalheiro ( Deus), sabe o nosso valor!

Por isso “Não tenhais medo”…

3 comentários:

osátiro disse...

Naõ tiveram medo aqueles irmãos de que falo no meu blog.

Maria João disse...

O medo existe, mas podemos afastá-lo com a ajuda de Cristo e de Maria e de quem Ele nos coloca no caminho.... :)


beijos em Cristo e Maria

osátiro disse...

Perseguição à Igreja Católica no Vietname:

http://www.zenit.org/article-18806?l=portuguese

Exemplo de Fé e Coragem.