quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Os padres também vão ser avaliados…



Em tempos de crise, em que tudo anda em crise e em que a crise anda em tudo…a crise chega a todo o lado…
É verdade que os tempos modernos trazem um pouco de tudo á mistura…quando aqui há alguns tempos atrás se dizia que este governo estava a tirar-nos os valores, ninguém acreditava porque afinal até mexeu com coisas importantes…foi a moral nas escolas, depois as cruzes, depois a concordata…enfim…mais será daquilo que se lembrem…e os senhores bispos com sorriso na cara até vão concordando…
Olho com algum entusiasmo para a luta que os professores têm vindo a travar, para trazerem ao de cima os seus direitos…não sei bem de que lado está a razão mas o certo é que não se calam…lutam…esforçam-se por mostrar o seu ponto de vista…
Por outro lado vejo agora o que se passa na Igreja…está a chegar o tempo em que se mostra a simpatia por este governo até porque ao que parece também a Igreja vai adoptar um certo tipo de sistema para avaliar os sacerdotes…não se sabe ao certo qual é o documento nem como é o documento…mas parece que o critério será bastante influenciado pelas contas (euros) a cadeira que os padres em tempo de seminário menos aprofundaram…a matemática e a economia…não sei se será isto tudo com uma finalidade pedagógica…sempre se podem inscrever nalgum curso ad hoc…mas voltando ao assunto em causa…
Os padres serão avaliados mostrando a sua grande qualidade na administração paroquial…concerteza os que derem maiores provas depois poderão “ progredir na carreira” chegarão a grandes Vigários…terão melhores Paróquias…e muito provavelmente aqueles que não mostrarem que são bons administradores…das duas uma…ou lhes tiram as paróquias, ou terão de fazer uma formação especial…Até porque segundo consta será criado um ministério das finanças a nível diocesano…este ministério além de rever e aprovar as contas paroquiais e reter uma percentagem com boa intenção diocesana…irá também rever e aprovar as contas pessoais dos sacerdotes e vão reter um por cento (não se sabe bem do que)…e continuo a dizer olho para a esquerda e vejo o entusiasmo da luta dos professores, olho para a direita e gostava de ver o entusiasmo da luta dos padres…vamos calando e vamos carregando a cruz…unidos á paixão de Cristo…bem não tarda muito vou ter de refazer o curso teológico outra vez…ou então não…sempre posso ser engenheiro e trabalhar na construção do Reino…

8 comentários:

Nuno Pinheiro disse...

A este respeito, avaliação, nunca liguei muito ao tema. Na empresa onde trabalho, sou avaliado 4 vezes por ano. Sempre disse ao meu superior, directo, que a avaliação, para mim, não era mais que um documento escrito com a opinião, pessoal, dele. (Nunca nenhum gostou desta minha ideia.) Se calhar sempre tive a "sorte", de ter superiores, que o sabem ser. Ao contrario de alguns, superiores, que, infelizmente, conheço.
A minha preocupação no dia à dia, é fazer o meu trabalho o melhor que posso e sei. O resto virá com naturalidade.
Sabemos que o Sr. Padre faz, bem e com naturalidade, todos os dias, o seu trabalho. No final de cada dia quando se deita, sabe que fez tudo de acordo com os seus ensinamentos e possibilidades. Em relação à sua avaliação, tudo depende do seu superior directo, ...

Mas como disse, fazendo o nosso trabalho o melhor que sabemos. Tudo o resto não passa da opinião de alguém, que outro alguém nomeou para ser nosso superior.

Anônimo disse...

E porque não? Resta saber como e por quêm? Ninguém melhor que os paroquianos para os avaliar. Só que...para o Sr Bispo os paroquianos são só para colaborar nos peditórios. Direito de opinião? Nem pensar! Chamamos a isto uma igreja unida e aberta... em prol dos euros...
Como é possível que em Lisboa, só agora vão passar a pagar 10€ por cada missa, quando na nossa Diocese já se pratica esse preço há tanto tempo?
Estaremos nós, diocesanos da Guarda, a contribuir para a tal construção do Reino?
E já agora...quem avalia o Sr. Bispo? Serão os padres? Deviam ser, ninguém melhor que eles o conhecem. Oh! Se conhecem...

MFN

Anônimo disse...

Na passada semana encontrei uma colega dos tempos do liceu que é professora há 25 anos.
Palavra puxa palavra e questionei-a se também era contra a avaliação dos professores.
Resposta pronta e imediata:
- Eu? quero lá saber disso, sempre trabalhei. Passo é mais horas na escola. Não posso falar assim na frente dos meus colegas, senão caiem-me em cima.

Pois é...afinal para quem é trabalhador é-lhe indiferente a avaliação.
Agora, falando da avaliação dos padres...fiquei baralhada.
Então... um padre não é uma pessoa que estudou e aprofundou a Palavra de Deus, transmitindo-A para que as pessoas A sigam?
Os padres serão avaliados mostrando as suas qualidades na administração paroquial!!! E terão melhores paróquias??? Pensei que eram todas iguais.
O conceito de padre para mim, desmoronou-se.
De repente, veio-me à memória, uma reportagem que vi na televisão há uns tempos sobre um padre em Trás-os-Montes.
Este Sr. Padre ia a todas... Paróquias e Anexas. Todos os dias percorria muitos Km para acudir a toda a gente.
Gente idosa,humilde, com reformas de 200€, mas que o Sr. Padre visitava com regularidade.
Poder-se-á dizer que são boas paróquias? Devem ser certamente. O jeep BMW topo de gama em que se desloca o Sr. Padre prova isso.
Não tenho nada contra o jeep (também gostava de ter um) mas, quanto pagarão aquelas alminhas de côngrua? Não será um atentado à humildade e às dificuldades daquela gente que mal têm para os medicamentos? As estradas e os caminhos pediam de facto um todo terreno. Mas este luxo...dá um ar burguês.
Este Sr. Padre deve ter sido um óptimo administrador paroquial é provável que chegue a vigário.
Peço desculpa se me excedi.

Um abraço

Fátima

Anônimo disse...

Caro PE!
Para refazeres o curso teológico outra vez terias de te inscrever numa especie de Mestrado Integrado em Teologia! COISAS de um processo apelidado de Bolonh(es)a... à moda da Católica Portuguesa!
Com sorte ias ás quintas feiras à Faculdade de Teologia a Braga «por um canudo»!
No meio das curvas e contra curvas da direita e da esquerda desta(s) estrada(s) (A25; A1; A29; A3...)agrada-me a ideia do «construtor do Reino...»
Um abraço!

Anônimo disse...

E eu pergunto-me: O que diria Jesus sobre tudo isto?!

Anônimo disse...

Como Deus è Grande...
Já noutros tempos "tolerava" vontades de homens que diziam ser d´Ele.
Como ontem, hoje se faz a "nossa" vontade e se diz que é a Vontade de Deus.
Santos houve que a "vontade" de seus superiores jamais os calou.
Vai em frente "Rapaz" e já sabes...
de "biseu" poderia vir alguma coisa boa?

Anônimo disse...

Não concordo com a frase "Os padres também vão ser avaliados ...".

Os agentes apostólicos, restringindo-me unicamente, quando se dirigem publicamente aos fiéis dando a conhecer o Evangelho e testemunho de fé, desde o 1º apóstolo de Cristo sempre foram avaliados, pelos fiéis e também durante a história pelos que combatem e perseguem a os fiéis da religião de Cristo.

Focando a actualidade e na Europa, pela fraca frequência dominical na Santa Missa, é óbvio que a avaliação, dos baptizados desta zona, lhes faz é negativa. Todos sabemos isso !

Há tempos li um artigo muito interessante sobre a debandada de fiéis na participação activa em actos na igreja, pela necessidade de se reorientar campanhas missionárias para os países europeus.

Nos idos anos de 60 foi realizada ña minha terra uma missão de frades capuchinhos. Verificou-se uma adesão enorme e um calor humano como hà muito se não via.

Eu também sou avaliado na empresa onde trabalho e também sei que na avaliação entram muitos outros interesses que não só a excelência da qualidade apresentado ao londo do ano pelo avaliado. Para mim, mais importante que uma boa avaliação dada pelo superior hierárquico, é ter a consciência de ter feito o melhor.
Fernando Gonçalves

Anônimo disse...

" Olá,

Acabei de visitar o seu blog. Que alegria ver quantos irmãos estão investindo na internet para a evangelização. Bendito seja Deus e parabéns pela iniciativa!

Quero me apresentar, sou Fernanda Cavanha Nobre. Faço parte da equipe de divulgação da rádio Beatitudes, vc já conhece (www.radiobeatitudes.com)?

A webradio Beatitudes é uma radio 24 hs de evangelização no ar, além de temos uma vasta grade de programação AO VIVO. Gostaria de convidar você para conhecer, vale a pena :)
E olha que legal: vc pode incrementar seu blog colocando o player da rádio pra tocar nele... legal né? to passando pra vc o link para vc ver como faz, se for de seu interesse. http://www.radiobeatitudes.com/beatitudesnoblog.htm

É isso aí... Deus abençoe esta sua missão de evangelizar na internet, viu????
Obrigada pelos seus textos e artigos...
Fraternalmente,

Fernanda Cavanha Nobre
COM DEUS ATÉ O FIM MESMO SEM ENTENDER"